domingo, 31 de julho de 2011

O que é Massoterapia?





Etimologicamente a palavra “Masso”, em grego, significa o ato de amassar e “Therapeia” significa terapia = tratamento. Porém a palavra “massagem” não tem uma origem muito clara, de maneira que se atribuem diversas raízes. Assim acredita-se que pode derivar de qualquer um destes vocábulos:

·        MASS (árabe: tocar com suavidade)
·        MASSIEN (grego: amassar)
·        MASHECH (hebreu: apalpar, tatear)
·        MASSER (francês: amassar, sovar, dar massagem)

Sendo assim, “Massoterapia” significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêuticos, englobando todas as Técnicas Corporais: Quick Massage, Massagem Clássica, Drenagem Linfática, Reflexologia, Shiatsu, Zen-Shiatsu, Tui-Ná, Do-In, Auriculoterapia, Moxaterapia, Ventosaterapia, Ayurvédica, Shantala, entre outras...

É uma terapia milenar que tem sido utilizada pelos mais variados povos. Talvez a primeira forma de amainar a dor adotada pelos humanos foi à massagem. O primeiro impulso que temos quando sentimos dor é massagear a parte dolorida.

Ela se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde, estimular a circulação de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconsciência, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios e disfunções em geral e estresse. O toque utilizado pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico ou trabalhar campos energéticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário